segunda-feira, 28 de abril de 2014

CAVEIRÃO - O BLINDADO DA POLÍCIA DO RIO DE JANEIRO

Caveirão é o nome popular do carro blindado utilizado pela Polícia Militar e pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro em incursões nas favelas da capital fluminense. Oficialmente, o nome desse carro blindado é Veículo Blindado de Transporte de Pessoal. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, ele não é um carro de combate, ele é um carro de apoio. 





É utilizado para apoiar os policiais em operações ou resgatar policiais e pessoas feridas nas localidades conflagradas pelo crime organizado. Apesar de ser criticado por entidades de Direitos Humanos, o Caveirão é defendido pelas polícias como medida de segurança aos policiais.


Inicialmente este tipo de veículo era usado pelo BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) da PMERJ se caracterizando por sua pintura preta e pelo logotipo do Batalhão que apresenta uma caveira com uma adaga encravada e garruchas douradas cruzadas surgindo aí o apelido de "Caveirão". Posteriormente passou a ser utilizado também pela CORE (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais) da PCERJ com o mesmo apelido.



Atualmente o uso do Caveirão tornou-se vital em razão da segurança que oferece aos Agentes da Lei nas incursões nas comunidades mais violentas do Rio de Janeiro.


Esse tipo de veiculo é costumeiramente usado em países como os EUA para enfrentar bandidos fortemente armados, com os quais uma blindagem comum ou mesmo a falta dessa poderia vir a ocasionar lesões graves a policiais. Seguindo o mesmo preceito, é usado nas favelas da cidade do Rio de Janeiro devido ao armamento usado pelos traficantes: fuzis, granadas e armas anti-aéreas.


De acordo com estimativas da Secretaria de Estado de Segurança Pública o uso desses veículos blindados reduziu pela metade o número de mortes de policiais nas operações contra o tráfico de drogas. 
No Rio de Janeiro, os veículos usados são carros-forte adaptados pesando quase 8 toneladas e acomodando até 11 policiais.


O Caveirão não possui armas acopladas. Os policiais atiram através de 20 seteiras, buracos protegidos por portinholas. O cano das armas se move cerca de 50 graus para cima e para baixo. Mas, como é difícil atirar com precisão,os policiais recebem treinamento para só disparar na hora H.


O Caveirão leva até 11 policiais. Além do motorista e do que vai no banco ao lado, um fica em pé logo atrás desses dois, na torre. Ocupam o restante do veículo mais oito homens, sempre sentados: quatro virados para a lateral esquerda, quatro para a direita.


A carroceria é totalmente blindada com chapas de balístico (um aço especial) e mantas de aramida. Entre os vidros há películas de substâncias bem resistentes, como polivinil butiral, policarbonato e poliuretano. Além disso, escudos de aço são baixados sobre o pára-brisa quando se está sob tiroteio.


Entre as rodas e os pneus do veículo é instalado um anel, como se fosse outra roda, feita de aço reforçado. Essa blindagem propicia mais tempo caso seja necessária uma fuga. Mesmo se os pneus forem atingidos por tiros, o Caveirão consegue rodar cerca de 20 km, a uma velocidade de 80 km/h.





Matéria formatada pelo BOLETIM de OCORRÊNCIA ®