segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PMERJ – BAC (Batalhão de Ações com Cães)


O Batalhão de Ações com Cães é uma organização policial-militar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo sua única unidade voltada para o emprego de cães na atividade policial.
Subordinada ao Comando de Operações Especiais (COE), situa-se no bairro de Olaria na cidade do Rio de Janeiro, e tem como área de policiamento todo o estado do Rio de Janeiro.

Fundada em novembro de 1955 com o nome de Canil da Polícia (CP), posteriormente ganhou autonomia e a denominação de Companhia Independente de Cães de Policiamento (CICP) na década de 1970 perdeu autonomia ao passar a integrar o Destacamento de Atividades Especiais (DAE), que viria ser transformado no 16º Batalhão de Polícia Militar, com o nome de Companhia de Policiamento com Cães, que se situava na Invernada de Olaria. Em 2001 recuperou sua autonomia, separando sua administração da do 16º BPM (com o qual ainda divide o aquartelamento), e ganhando novamente o status de Companhia Independente.

Tem como atividade principal o emprego de cães em atividades como faro de armas, drogas, explosivos, busca e captura de pessoas perdidas, soterradas e/ou homiziadas, ações de choque com cães, intervenção tática com cães, patrulhas de operações com cães.

Com a Resolução nº 506, da Secretaria Estadual de Segurança, a CIPM Cães foi transformada em Batalhão de Ações com Cães (BAC), no dia 18 de outubro de 2011.

Matéria formatada pelo Boletim de Ocorrência®
Fonte da Matéria: Wikipédia

2 comentários:

  1. Em 1994 fiz minha monografia para término de curso de Veterinária no 16 batalhão, fazendo exames laboratoriais nos cães da CIA, naquele momento já havia agradecido a companhia de cães e aos policiais diretamente envolvidos no dia a dia dos animais, mas hoje venho novamente agradecer ao BAC pela experiência adquirida e ao respeito e ajuda na minha formação profissional. obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo, o BAC é um grande orgulho da nossa PMERJ, e os integrantes tanto humanos quanto caninos são exemplos de atuação. Obrigado pelo comentário e continue sempre participando e opinando. Grande abraço do Editor Chefe do Boletim de Ocorrência.

    ResponderExcluir

Sou totalmente democrático e aceito qualquer opinião mesmo que seja diferente da minha. Em algumas publicações eu exponho a minha opinião mas respeito as opiniões alheias mesmo que eu não concorde. Seu comentário é muito bem-vindo mas não use adjetivos pejorativos e nem termos caluniosos ou difamatórios direcionados a nenhuma pessoa. Lembre-se : Podemos manifestar nossas opiniões mas sempre com respeito a quem quer que seja.