quinta-feira, 22 de novembro de 2012


MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE MORTES EM ACIDENTES NO TRÂNSITO


Em todo o mundo, os acidentes de trânsito tem se destacado dentre as principais causas de mortes.



Os acidentes de trânsito são eventos aleatórios de caráter multi-fator que devem ser entendidos como o resultado negativo da conjunção de múltiplas circunstâncias, provenientes da complexidade da interação entre o veículo, usuário (motorista e/ou pedestre) e o ambiente.



Em condições normais, há equilíbrio entre o usuário e o ambiente. Um acidente ocorre quando, momentaneamente, um motorista não está à altura das exigências do ambiente.

Para evitar este tipo de acontecimento é necessário desenvolver a capacidade do usuário de lidar com as dificuldades do ambiente e/ou diminuir as próprias dificuldades que o ambiente apresenta ao usuário.


A primeira solução está no âmbito da educação, das leis e da fiscalização de trânsito. A segunda, a diminuição das dificuldades impostas pelo ambiente ao usuário. Alguns países vem adotando um conjunto de medidas para minimizar o problema e estão obtendo resultados satisfatórios.


- Limitação de velocidade;
- Uso compulsório do cinto de segurança;
- Incentivo a política de educação no trânsito;
- Combate à alcoolemia no volante; e 
- Melhoria das vias públicas.



No Brasil, a cada dia que passa, mais e mais empresas avaliam a questão dos acidentes de trânsito como um componente importante de seus esforços em direção à Segurança do Trabalhador. Os dados atestam que, muitas vezes, o número de acidentes de trânsito que envolvem seus empregados superam aqueles ocorridos no local de trabalho.





A participação da iniciativa privada vem se intensificando, no trabalho conjunto com os órgãos públicos ou, cobrindo os vazios deixados pela atuação desses órgãos.


Nesse contexto, alguns projetos começaram a ser elaborados como por exemplo:


- Atividades e campanhas que venham a sensibilizar e mobilizar a comunidade para a educação no trânsito;

- Estudos de melhorias dos corredores de tráfego, como por exemplo: sinalização, pavimentação, etc.;
- Estudos para controle centralizado de semáforos, otimizando a organização do tráfego no uso das vias; e
- Projeto para correção de pontos críticos quanto à segurança.



De uma forma geral, as medidas adotadas em vários países são semelhantes. No início do trabalho os esforços são concentrados em intervenções nas vias e no aumento de fiscalização. 

Posteriormente, vai sendo dado ênfase à mudança comportamental do usuário através de programas de educação e ao desenvolvimento de novas técnicas.




Finalizando, todos os países que reverteram quadros caóticos de acidentes de trânsito seguiram a mesma tática: legislação drástica, justiça rápida, recursos humanos e financeiros e vontade política. 








Matéria formatada pelo Boletim de Ocorrência® com base em artigo extraído da revista CIPA.

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