quinta-feira, 12 de julho de 2012


PMERJ - BATALHÃO DE POLÍCIA DE CHOQUE (BPChq)



O Batalhão de Polícia de Choque - BPChq é uma organização policial-militar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo sua única unidade voltada para o controle de distúrbios civis em áreas abertas e fechadas, entre outras atividades diferentes das exercidas no início de sua criação, como por exemplo, as forças tático-móveis.





Subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), sua sede situa-se no Regimento Marechal Caetano de Farias, um dos quartéis mais antigos da corporação, no bairro do Estácio na área central da cidade do Rio de Janeiro, e tem como área de policiamento todo o estado do Rio de Janeiro.






Em 2006, o Batalhão de Polícia de Choque ofereceu seu primeiro curso de especialização nessa área, tendo a primeira turma sido formada por cadetes da Academia de Polícia Militar Dom João VI. 







Estuda-se agora a criação de um novo curso: Curso de Operações de Choque, com maior duração, que estaria disposto a formar policiais não só na área de Controle de Distúrbios Civis, mas em todas as atividades desempenhadas hoje pelo batalhão, ensinando inclusive técnicas anti-bombas aos cursandos.

O batalhão ministrou seu primeiro Curso de Operações de Choque em 2008, curso esse com duração de três meses, e no ano de 2009 esta ministrou o curso de CCDC, Controle de Distúrbios Civis, com duração de dois meses, o primeiro aberto para toda corporação. 





Atualmente o Batalhão de Choque da PMERJ utiliza equipes com policiais em motocicletas andando em duplas de patrulhamento. Um deles portando uma carabina ou fuzil curto na traseira. Essa modalidade de patrulhamento tem resultado rápido e positivo pois as equipes se deslocam rapidamente e tem equipamento para atender a qualquer tipo de situação, em apoio às unidades locais. 







O Batalhão de Choque da PMERJ possui a maior Reserva de Armamento entre todas as Polícias Militares do País.




Matéria produzida pelo Boletim de Ocorrência ®



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou totalmente democrático e aceito qualquer opinião mesmo que seja diferente da minha. Em algumas publicações eu exponho a minha opinião mas respeito as opiniões alheias mesmo que eu não concorde. Seu comentário é muito bem-vindo mas não use adjetivos pejorativos e nem termos caluniosos ou difamatórios direcionados a nenhuma pessoa. Lembre-se : Podemos manifestar nossas opiniões mas sempre com respeito a quem quer que seja.