segunda-feira, 9 de julho de 2012


ESTELIONATO: NOVO GOLPE NA PRAÇA. 
Fique atento e divulgue.

Mais um golpe chega na praça, conhecido como o golpe do Pecúlio, os criminosos enviam cartas assinadas por falsas Assessorias Jurídicas, informando sobre um suposto benefício em dinheiro que o segurado irá receber, mas para isso, deverá pagar os custos do processo e obrigações fiscais.

Pessoas de vários Estados já foram vítimas, os alvos são geralmente os idosos, os criminosos fornecem números de telefones para que as pessoas liguem em busca de mais informações, e assim, acabam sendo ludibriadas pelos estelionatários.

As pessoas ao receberem essa carta, devem ignorar o conteúdo, pois notificações de processos judiciais nunca são enviados pelos correios, somente através de oficiais de justiça.

Observamos um certo aumento no nível escolar médio dos golpistas profissionais.
É bastante comum, hoje em dia, encontrar estelionatários com instrução superior e até com boas experiências profissionais, que aproveitam seus conhecimentos para estruturar estelionatos articulados, engenhosos, complexos e refinados.

Temos registros de advogados, engenheiros, administradores, contadores, bancários, securitários, economistas, médicos, jornalistas, publicitários e muitos outros profissionais com formação superior, envolvidos de alguma maneira na condução de grandes fraudes.

Isso deve servir de alerta para evitar a influência de alguns preconceitos e crenças, que tendem a imaginar a figura do golpista típico como um matuto esperto mas inculto, ou como uma espécie de artista que desfruta de boa lábia e arte cênica, mas não tem instrução ou formação de bom nível e portanto pode, em tese, ser facilmente desmascarado por alguém com formação superior.
Este conceito já não era verdadeiro anos atrás e agora é absolutamente falso e até perigoso, por abrir a porta a descuidos e simplificações extremamente arriscadas.

Há registros de inúmeros casos de golpes onde as vítimas eram profissionais com formação superior, e mesmo assim foram enganados e não perceberam nada até fim do golpe.

Há golpistas muito qualificados em circulação, e não são poucos. Fique atento e divulgue a informação para amigos e familiares.

Serviço de Utilidade Pública do BOLETIM de OCORRÊNCIA te ajudando a não cair em golpes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou totalmente democrático e aceito qualquer opinião mesmo que seja diferente da minha. Em algumas publicações eu exponho a minha opinião mas respeito as opiniões alheias mesmo que eu não concorde. Seu comentário é muito bem-vindo mas não use adjetivos pejorativos e nem termos caluniosos ou difamatórios direcionados a nenhuma pessoa. Lembre-se : Podemos manifestar nossas opiniões mas sempre com respeito a quem quer que seja.