quarta-feira, 2 de maio de 2012

AS VIATURAS DA PMERJ - POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Neste artigo eu conto a história de algumas viaturas da Polícia Militar, antigas e atuais. Quem viveu e conviveu com algumas delas na época vale a lembrança, e quem não pegou esta época vale a pena ler a matéria e conhecer a história.






O amigo Fusca. Me lembro dele nas ruas nas décadas de 70 e 80. Esse ao lado sobreviveu ao tempo e é apresentado em exposições da PMERJ.





Já esse Fusca ao lado era usado pelo 28º BPM de Volta Redonda no policiamento de Resende no Sul Fluminense, antes de ser criado o 37ºBPM em Resende.





O Gurgel foi usado na PATAMO da PMERJ nos tempos do Governo Brizola. O 13ºBPM (Praça Tiradentes) teve dois PATAMOS Gurgel em operação, eram : 52-0014 e 52-0242.






O veículo utilizado na PATAMO na década de 70 e 80 era a Veraneio da Chevrolet como essa da foto ao lado, que era usada pelo 27ºBPM (Santa Cruz) no policiamento do bairro da Zona Oeste do Rio. Viatura 52-0123.



  


Essa ao lado é uma GM Blazer usada pela PATAMO a partir do ano 2000. A viatura da foto (52-0598) era usada pelo 3ºBPM (Méier) no patrulhamento de bairros da Zona Norte na sua circunscrição. 


Na padronização de cores das viaturas atuais, temos esse Astra 54-3505 utilizado pelo BPTur. A foto foi tirada no estacionamento do Cristo Redentor.




Essa é uma das viaturas usada pela PATAMO atualmente. Estes são veículos GM Blazer. As duas da foto são do 27ºBPM (Santa Cruz).


Uma das "ferramentas" mais recentes usadas pela PMERJ no combate à criminalidade é o famoso "Caveirão". Esses veículos blindados se tornaram essenciais nos dias atuais pois sem eles o policial correria riscos maiores na incursão em determinadas comunidades dominadas pelo tráfico.



Essa viatura ao lado é um VW Gol usado no serviço de RP por todos os batalhões da PMERJ até pouco tempo atrás. Na foto vemos a 54-3168.





As viaturas RP VW Gol acima foram substituídas recentemente pelo Renault Logan conforme a 54-4791 em destaque na foto ao lado.




As viaturas de PATAMO também ganharam reforço da frota da Nissan. Na foto ao lado várias delas no pátio do BPChq antes de serem distribuídas para várias UPPs.






Agora uma curiosidade : Na foto ao lado vemos uma viatura PM que se acidentou em Santa Teresa quando tentou cruzar a frente de um bonde que fazia uma manobra na Rua Monte Alegre. A viatura era a 54-2910 do 1ºBPM e o bonde era o de número 10 que alguns meses depois viria a protagonizar a maior tragédia ocorrida com bondes em Santa Teresa. O bonde 10 perdeu o freio, tombou e várias pessoas morreram no acidente.



Matéria produzida e formatada pelo Boletim de Ocorrência.



13 comentários:

  1. AMIGO VC SABE ONDE POSSO ENCONTRAR MINIATURA DA VERANEIO DA PMERJ ?
    NUNES_eLDER@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo, infelizmente não tenho esta informação para lhe fornecer. Talvez possa encontrar a resposta fazendo uma busca no Google. Obrigado pelo comentário e continue sempre participando e opinando. Grande abraço do Editor Chefe do Boletim de Ocorrência.

      Excluir
  2. Em 1982 eu dei um passeio na caçapa de uma Patamo Veraneio, tudo porque estava proxímo do Maracanã para tentar assistir o show MPB Shell. Os PM só me deram um susto, mas confeço que fiquei preocupado, era época da ditadura e fui pego por vadiagem.

    ResponderExcluir
  3. Só uma correção: essa Patamo 52-0123 assim com a 52-0022 eram na época do RPMont ou RCECS de Campo Grande. O 27º BPM só foi criado em 1991.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está corretíssimo amigo !!! Cometemos uma falha na informação desta matéria. O 27ºBPM foi criado posteriormente e a PATAMO 52-0123 (foto) não pertenceu ao quadro de viaturas desta OPM. Obrigado pela observação e continue sempre participando, opinando e comentando. Grande abraço do Editor Chefe do Boletim de Ocorrência.

      Excluir
  4. Tv possa esclarecer isso , em 91 estive pessoalmente envolvido na criação do XXVII BPM, as Unidades que cederam parte de suas áreas para o novo BPM , tb contribuiram com pessoal e vtr , recordo-me que um dos reboques , veio do XIII BPM.
    Com intuito de colaborar com essa excelente pagina, queria lembrar coisas que os mais novos nem imaginavam , como em 71 , o carro de presos era um VW TL - 4 portas , com as devidas grades , só comportava 2 pessoas, o banco de metal. Ainda não tinhamos Veraneios o Ptr feito em Rural ou Pick-up Willys lonada atras, era td top de linha.Se encontrar foto do TL carro de presos , mandarei para o site.

    ResponderExcluir
  5. A viatura 52-0123 na verdade era do 9º BPM

    ResponderExcluir
  6. Vale lembrar que as RPs vw fusca era chamado pela população de "JUANINHA".

    ResponderExcluir
  7. O que significa essa numeração na lateral das viaturas ?

    ResponderExcluir
  8. Eu me lembro de uma patamo que era da cor do segundo fusca azul escuro e branco com aquela luminária em cima e que tinha uma caçapa grande atrás quem olhava de fora vi a umas grades do lado de dentro, eu queria muito saber o nome dela pra ver se acho uma imagem dela pra relembrar. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Amo polícia militar meus familiares por metade serviram a pm.😃

    ResponderExcluir

Sou totalmente democrático e aceito qualquer opinião mesmo que seja diferente da minha. Em algumas publicações eu exponho a minha opinião mas respeito as opiniões alheias mesmo que eu não concorde. Seu comentário é muito bem-vindo mas não use adjetivos pejorativos e nem termos caluniosos ou difamatórios direcionados a nenhuma pessoa. Lembre-se : Podemos manifestar nossas opiniões mas sempre com respeito a quem quer que seja.